domingo, 14 de junho de 2009

OFICINA 06 TP3 UND.12 -PÓLO FLORIANO 22/05/09



PROF.FORMADORA:
ROSÂNGELA MARIA E CARVALHO



Esta foi a 3ª oficina realizada na Unidade escolar Estefania Conrado. As instalações da sala não é boa: não tem quadro acrílico, as janelas são grades de ferro vazado o que dificulta o uso do data show, por causa da intensa claridade, não tem ar condicionado. A formadora e os cursistas não gostam do local. Sugeriam o auditório da 10ª GRE (Gerência Regional de Educação), mas até o momento não foram atendidas, a gestora Zilda Gama entende que os professores devem trabalhar de acordo com a realidade das escolas públicas, ou seja, em estruturas precárias das escolas. Um outro argumento da gestora para não disponibilizar o auditório para a realização das oficinas é porque nem sempre o auditório está disponível nas sextas feiras. Quanto ao data show , a formadora com o apoio dos gestores da Escola Técnica Calisto Lobo que sempre emprestam o equipamento para as oficinas do Gestar.
Conforme orientação prévia ao final da oficina 5 TP3, realizada dia 07/05/09, os cursistas começaram a oficina 6 comentando as atividades que realizaram em casa agendadas no TP3, justificaram a não realização das atividades sugeridas aos alunos no AAA3, porque era semana de provas nas escolas e garantiram fazê-las numa outra oportunidade. Na discussão, foi sugerido pela formadora que os professores inicie o trabalho com gêneros textuais em sala de aula a partir de textos curtos e atraentes, como frases com declaração de amor, mensagens curtas de auto ajuda, piadas, bilhetes com temáticas diversificadas, cartazes midiáticos, poemas curto do gêneros poesia marginal e, moderadamente, seja incluído os gêneros literários adequados à história de leitura e de vida social dos alunos.
Aos poucos, os cursistas estão se familiarizando com a abordagem discursiva de ensino da língua. Estão percebendo que os textos são produzidos num dado espaço, num dado tempo, com uma carga de intenções, com uma linguagem apropriada às condições de produção e em um dado gênero.
Para focalizar a inter-relação entre gêneros e tipos textuais, a formadora solicitou aos cursistas uma leitura dirigida do texto de Maria Luiza Monteiro Sales, p 141 , seção 1 p.142, 143 , em seguida pediu a eles que em grupo lessem e realizassem as atividades das p.145 a 150. Durante a socialização das atividades sugeridas, algumas observações foram ditas pela formadora a respeito da mobilidade de gêneros e de sequências tipológicas dependendo dos objetivos da produção. Neste contexto, ela enfatizou, que o trabalho simbólico do texto é marcado pela seleção de vocabulário, da sintaxe, dos argumentos adequados ao ato comunicativo. É, portanto, a situação comunicativa que define qual o melhor gênero e tipo textual a ser empregado e não o contrário.
Partindo desse pressuposto, mais uma vez , os cursistas foram convidados, para em grupo, transformarem os gêneros e sequências tipológicas das notícia veiculadas na Revista Fonte ed. Nº 07 a 12 , sobre trabalho. A atividade não foi concluída por falta de tempo disponível na oficina. A formadora interrompeu a atividade, porque precisava encaminhar outras coisas como avaliação dos trabalhos e mudança no cronograma das próximas oficinas. Na avaliação, os professores mais uma vez ratificaram o que disseram em oficinas anteriores: a formadora tem um bom desempenho; os TPs são ótimos. Quanto ao trabalho com a inter-relação entre gêneros e tipos, eles avaliaram que o assunto requer mais aprofundamento e tempo para atividades práticas . Como lição de casa, foi proposto as realiazações do Avançando na Prática da Unidade 12.


4 comentários:

  1. Que você é hiper-inteligente é percebido de cara, gosto de te ouvir e agora, ler o que escreves, que bom termos essa abertura. Estou aprendendo muito.Não esqueças daquele material que me prometestes. Passe ao meu gmail: rosangelafnt@gmail.com Ah! no www.corepoesia.com você encontrará slides maravilhosos! Abraços. A outra.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como as SEMEDUC precisam melhorar as estruturas por esse Brasil afora, hein?
    Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu empenho e pela sua dedicação!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é muito bom ver todos esses trabalhos e saber que você melhora a cada dia.Valeu!!!linda,estou sempre vendo suas produções.Show!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que estás na minha frente quanto as oficinas, assim pego dicas contigo. Gosto de ler quem sabe fazer bem feito. abraços.

    ResponderExcluir