domingo, 14 de junho de 2009

OFICINA INTRODUTÓRIA PÓLO DE NAZARÉ

PROFESSORA FORMADORA: ROSÂNGELA MARIA DE CARVALHO
ABERTURA DO PROGRAMA GESTAR 2
DIA 29/05/09 NAZARÉ - PI

foto: Escola João Leal

As oficinas (Introdutória e a 5 UNID. 10 -TP3)realizadas no pólo de Nazaré aconteceram Na Unidade Escolar João Leal, das 9:00h às 13:00h, das 14:00 ás 18:00h, numa sala climatizada e bem equipada. Compoem este pólo 10 professores cursista: 05 de Nazaré do Piauí e 05
de São Francisco do Piauí todos da Rede Estadual de Ensino. A primeira oficina realizada foi a introdutória, tempo em que os professores se apresentaram, compartilharam suas experiências de sala de aula e comentaram sobre suas expectativas em relação ao Gestar 2. Desta feita, a formadora mostrou o vídeo “Tenha Atitude” que rendeu relevantes comentários pelos educadores a respeito do fazer pedagógico voltado para uma educação de valores. Em seguida, de maneira clara e sucinta a formadora apresentou via slaides a composição do programa, ou seja, a sua estrutura, conteúdo, objetivos e forma de avaliação do Gestar 2. Posteriormente, reservou 30 minutos para os cursistas olharem o material e/ou fazerem questionamentos relativos ao que foi explanado, nesta ocasião, eles elogiaram a proposta do gestar, sentindo-se gratos pela oportunidade de estarem participando da referida formação. Os participantes receberam também um questionário do perfil do formador, um cronograma com as datas das 20 oficinas.
Nesta oficina, foram discutidos os temas dos projetos que serão realizados até o final da formação. Os professores de Nazaré pretendem produzir um jornal literário na escola, os cursistas de São Francisco optaram por desenvolver um projeto na área da leitura. Feita a escolha dos temas, a formadora apresentou os passos de elaboração de um projeto , indicou a leitura do livro Pesquisa na Escola de Marcos Bagno e orientou aos professores no sentido de discutirem com os alunos, coordenação e direção um cronograma com as datas e ações que serão realizadas. A versão final de elaboração desses projetos acontecerá em uma outra oficina, prevista para 03/07/09.

Um comentário:

  1. Que escola bonita! Quero conhecer. rs.
    Muito bom mesmo o livro do Bagno para orientar a escritura do projeto de pesquisa, viu?

    Beijo e parabéns!

    ResponderExcluir