domingo, 14 de junho de 2009

OFICINA 5 TP3 PÓLO NAZARÉ PIUAÍ


PROF.FORMADORA:
ROSÂNGELA MARIA DE CARVALHO
Fotos: professores de Nazaré
e de São Francisco do PI


Após um delicioso almoço servido aos professores na própria escola, num clima bem harmonioso, a equipe reiniciou os trabalhos com o estudo de gênero textual proposto no TP3 Unidade 10. Com a exibição do vídeo O Espetáculo da Vida os participantes refletiram sobre a importância de estar sempre motivado para vencer os obstáculos
do dia-a-dia e de entregar-se às coisas simples e valiosas da vida. Baseada nos comentários sobre o vídeo, a formadora iniciou o estudo de gênero e tipologia textual instigando a discussão perguntando: “qual(is) o(s) recurso(s) do vídeo que chamou(ram) mais a atenção de vocês?” ; “as imagens?”; “ O texto? “A que público se destina esse vídeo?”; “ Qual é a intenção do autor sugerida nesse Vídeo?”; “Esse tema pode ser abordado e escrito de outra forma?” “Que aspectos devem ser considerados na produção de um texto?”. Esses questionamentos e outros exemplos abordados em sala com os vídeos “Meio Dia” da banda Mastruz com Leite, “ Construção” Chico Buarque, “e agora José?” Carlos Drumond Andrade, foram pertinentes ao entendimento dos cursistas sobre a diferença entre gênero textual e tipos de texto. Nesse ponto da oficina, os professores ficaram satisfeitos, empolgados com as novas descobertas de fizeram de como trabalhar texto em sala de aula de modo atraente com seus alunos. Disseram ainda que não trabalham texto numa perspectiva discursiva, porque não aprenderam isso na universidade.
Concluída essa etapa, a formadora pediu aos cursistas que produzissem um texto a partir de uma performace improvisada por ela que foi a seguinte: a formadora entrou na sala de aula lentamente sem falar nada e com um aspecto cansado, triste. No meio da sala, ela desmaiou, ficou imobilizada esparramada no chão. Em seguida os professores socializaram o que produziram. Os enfoques e forma textual foram os mais variados. Uns descreveram literalmente a Cena com poucos adjetivos; outros narraram o fato com um foco sentimentalista; outra fez um belo poema; outro narrou e emitiu o seu ponto de vista sobre o fato narrado. Para fechar esse momento, a formadora revisou a teoria dos gêneros textuais ilustrando-a com as produções ali socializadas. Como ampliação do conhecimento, foi solicitado aos cursistas a realização do item 2..p.191, 192,193, TP3, as atividades “Avançando na Prática” do TP3 e as do AAA3, versão professor, para posterior socialização durante a oficina 03. Foi solicitado, também pela formadora, a leitura dos textos teóricos do TP3.
A oficina foi muito proveitosa. Os professores do pólo de Nazaré são jovens, curiosos, participaram bastante com comentários fundamentados sobre tudo que apresentamos na oficina. Estão empolgados, felizes com a proposta do Gestar; a maioria tem especialização em língua portuguesa e estão abertos para uma nova abordagem de ensino de língua. Sobre o desempenho da formadora, eles avaliaram, oralmente, como excelente, porque a mesma demonstrou segurança ao desenvolver a oficina e aborda a proposta do gestar de forma contagiante, além de ser humilde e alegre.

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