sábado, 13 de junho de 2009

OFICINA 5 UND. 10 TP3



OFICINA 5 TP3 – UNIDADE 10 - 15/05/09 – PÓLO FLORIANO

Conforme orientação descrita no caderno do formador p.23, a oficina foi dividida em em V partes. Nos primeiros 30min, os 23 cursistas, sob orientação do professor formador, comentaram sobre as suas experiências em sala de aula, enfocando principalmente as suas dificuldades. Nesse momento, as principais reflexões foram no âmbito da ausência de leitura e de interpretação de textos dos alunos somado a falta de planejamento da escola para a promoção da leitura de forma prazerosa. A conversa estendeu-se por mais 30min. A formadora, considerando a relevância daquele assunto ao propósito do Gestar2, sugeriu que os projetos a serem desenvolvidos nas escolas contemplassem o desenvolvimento da leitura numa perspectiva discursiva dos gêneros textuais, sendo que essa discussão seria retomada com profundidade em uma outra oficina. Nesses termos, foi dado aos cursistas um prazo de 15 dias para que eles juntamente com os seus alunos e comunidade escolar fizessem um esboço do projeto que eles desejassem realizar.
Concluída a parte I, a formadora, a partir das respostas aos questionários com o perfil dos cursistas (parteII), diagnosticou alguns embaraços quanto ao trabalho da maioria desses professores com Gêneros e Tipologias Textuais em sala de aula. Diante desse fato(parteIII), imperou-se uma breve exposição ilustrativa sobre o conceito e a variedade de gêneros textuais que nos rodeia, bem como sobre os dos tipos e sequências tipológicas que permeiam e dão forma a esses gêneros. Através dos vídeos “ meio dia” , “Construção” e “e agora José?” da banda Mastruz com Leite, Chico Buarque , poema de Carlos Drumond Andrade, respectivamente, a formadora fez com os cursistas um estudo discursivo sobre as mensagens de cada vídeo, na medida em que perguntava: “gostaram dos vídeos?” Alguém quer comentar sobre as sensações provocadas pelos vídeos? Vocês concordam com os enfoques que os autores deram ao tema trabalho nesses vídeos? Em qual(is) desse(s) vídeo(s) o autor revela algo vivenciado pela nossa comunidade? Após este momento interpretativo, dialógico entre leitor/texto/autor, embora de forma ampla, foram analisadas em sala, as sequências tipológicas presentes nos vídeos e a linguagem figurada como recurso expressivo de cada poema.
Esses vídeos foram escolhidos para esta oficina por tratarem da mesma temática Trabalho, sugerido na Unidade 10, TP3, porém com enfoques e linguagens diferentes, em diferentes condições de produção e para diferentes destinatários. O primeiro, fala sobre a miséria sofrida pela família nordestina em tempo de seca ou de enchente, com sequência tipológica predominantemente narrativa, tempo presente em 1ª pessoa, uma sintaxe simples, vocabulário popular; o segundo, conta o fim trágico de trabalhador da construção civil, também com sequência tipológica predominantemente narrativa, tempo passado e narrador em 3ª pessoa; o terceiro, traz uma reflexão sobre o conflito do ser humano que está no fundo do posso, tem uma estrutura poética diferente da existente nos poemas anteriores, com sequências tipológicas mistas, dissertativa,narrativa,descritiva, com a intenção mesmo de evidenciar através desses recursos macro textuais, esse conflito, ou seja a dúvida inerente ao ser humano. Foi uma análise bem proveitosa, com novidades para os cursistas acerca de como abordar o gênero poético discursivo.
Como sugestão (parte IV), foi solicitado aos cursistas a realização do item 2..p.191, 192,193, TP3, as atividades “Avançando na Prática” do TP3 e as do AAA3, versão professor, para posterior socialização durante a oficina 03. Foi solicitado, também pela formadora, a leitura dos textos teóricos do TP3.
O resultado da oficina foi excelente (parte V). Os professores cursistas fizeram ótimas leituras e comentários dos textos trabalhados; demonstraram envolvimento com a proposta do Gestar; a maioria tem especialização em língua portuguesa e estão abertos para uma nova abordagem de ensino de língua. Sobre o desempenho da formadora, eles avaliaram, oralmente, como excelente, porque a mesma demonstrou segurança ao desenvolver o conteúdo planejado e abordou a proposta do gestar de forma contagiante.

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